DÚVIDAS FREQUENTES

As construtoras geralmente trabalham de duas formas: estabelecendo um preço global, onde todos os riscos e custos operacionais estão embutidos; ou por administração, onde cobra-se um percentual sobre o valor total da obra. Em ambos os serviços oferecidos pelas construtoras, o gerenciamento é de responsabilidade das empresas, dificultando o controle dos riscos por parte do contratante. Já o engenheiro do proprietário, expõe os riscos para a tomada de decisão do contratante, tornando o custo-benefício mais atrativo.

Os custos são dimensionados em honorários, podendo variar entre 5 e 15% do valor total da obra.

Sim. O engenheiro do proprietário é um técnico responsável pela obra, para controlar a qualidade de materiais, promover segurança de trabalho, elaborar cronograma físico-financeiro, selecionar fornecedores e realizar a entrega da obra, seja qual for o tamanho do projeto.

Contratar um engenheiro do proprietário pode ser uma decisão estratégica que agrega valor significativo ao projeto, garantindo uma construção de alta qualidade e minimizando os riscos associados. A Engenharia do Proprietário, inicia-se com estudo de projeto e estende-se até a construção e operacionalização do empreendimento. Pode ser aplicada em projetos complexos, com desafios técnicos ou requisitos específicos de engenharia. Também é utilizada na primeira construção do proprietário, para proprietários sem experiência prévia em construção. A engenharia do proprietário serve ainda para controle de qualidade e orçamento, quando o proprietário deseja um controle rigoroso sobre os custos e a qualidade da construção

A Engenharia do Proprietário oferece serviços voltados à necessidade do cliente. Dentre eles:

1. Expertise Técnica: Um engenheiro tem conhecimento especializado em planejamento, projeto estrutural e sistemas de construção, o que pode ajudar a garantir que a casa seja construída de maneira segura e eficiente, em conformidade com os códigos de construção.
2. Gerenciamento de Projetos: O engenheiro pode assumir o papel de gerente de projeto, coordenando subcontratados, materiais e cronogramas. Isso pode ajudar a evitar atrasos e problemas de comunicação que poderiam ocorrer se o proprietário estivesse gerenciando tudo sozinho.

3. Economia de Tempo e Redução de Erros: Com a experiência do engenheiro, é possível evitar erros comuns e caros na construção, além de acelerar o processo, já que ele pode antecipar e resolver problemas com mais eficiência.

4. Personalização e Controle: Embora o engenheiro gerencie a construção, o proprietário ainda tem controle sobre as decisões principais, como design e materiais, com a vantagem de ter uma orientação profissional.

5. Conformidade Legal: O engenheiro pode ajudar a garantir que todos os aspectos do projeto estejam em conformidade com as regulamentações locais e códigos de construção, reduzindo o risco de multas ou retrabalho.

A engenharia do proprietário alerta para alguns cuidados importantes na construção civil:
• Segurança dos funcionários e de terceiros, pois o proprietário tem responsabilidade solidária;
• Executar bons projetos: quanto maior o detalhamento do projeto, menor as chances de falhas na execução;
• Trabalhar com mão de obra especializada;
• Atenção à qualidade do material e seu estoque.

Posso ajudar?